Geografia - Termos Geográficos - Letra E

Ecossistema - Complexo dinâmico de comunidades vegetais, animais e de microorganismos e seu meio inorgânico, que interagem como uma comunidade funcional, em um determinado espaço, de dimensões variáveis.

Efeito estufa - Fenômeno natural de manutenção de calor da Terra determinado pela presença na atmosfera, em proporções reduzidas, de gases raros ou gases estufa, entre os quais dióxido de carbono, ozônio, metano e óxido nitroso, juntamente com o vapor d’água, que aprisionam o calor na atmosfera e impedem sua passagem de volta para a estratosfera, o que possibilita o equilíbrio térmico sobre o planeta. Sem o efeito estufa natural, a temperatura seria cerca de 30oC mais fria, e a Terra, um deserto gelado. A intensificação do efeito estufa, decorrente das emissões crescentes de dióxido de carbono pelo homem, pode provocar o aumento da temperatura média em todo o planeta, promovendo o degelo parcial das calotas polares, com a conseqüente elevação do nível dos mares e a inundação dos litorais.

Empresa industrial - Unidade jurídica caracterizada por uma firma ou razão social que engloba o conjunto de atividades econômicas exercidas em uma ou mais unidades locais (endereços) e cuja principal receita é proveniente da atividade industrial.

Endemia - Presença contínua de uma enfermidade ou de um agente infeccioso em uma zona geográfica determinada ou, ainda, a prevalência usual de uma doença particular numa zona geográfica.

Erosão - Desagregação, transporte e deposição do solo e rocha em decomposição pelas águas, ventos ou geleiras.

Esperança de vida ao nascer - Número médio de anos de vida esperados para um recém-nascido, mantido o padrão de mortalidade existente na população residente em um determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a probabilidade de tempo de vida média da população.

Estabelecimento rural - Terreno de área contínua, independente do tamanho ou situação (urbana ou rural), formado de uma ou mais parcelas, subordinado a um único produtor, onde se processa uma exploração agropecuária.

Estação ecológica - Unidade de conservação cuja área é representativa de um ecossistema e é destinada à realização de pesquisas básicas e aplicadas de Ecologia, à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista. Tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. É de posse e domínio públicos. Ver também unidade de conservação.

Estação aduaneira interior - Recinto alfandegado de uso público, instalado fora das zonas primárias - portos e aeroportos, onde mercadorias destinadas à importação e exportação podem ser armazenadas e desembaraçadas. Porto seco.

Estado - Unidade de maior hierarquia na organização político administrativa brasileira, dividindo-se em municípios. Os estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos estados ou territórios federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar. Organizam-se e regem-se pelas constituições e leis que adotarem, observados os princípios estabelecidos na Constituição Federal. Ver também Unidade da Federação.

Extermínio - Processo de desaparecimento de uma ou mais espécies induzido de forma direta ou indireta pela ação do homem.

Extinção - Processo natural que leva ao desaparecimento de uma ou mais espécies.

Um comentário:

Unknown disse...

ESSE SITE E O MAXIMO