Geografia - Termos Geográficos - Letra D

Densidade demográfica - Medida do grau de concentração de uma população no território, dada pelo quociente entre o volume total de população da área e sua extensão territorial (hab/km2).

Depressão - Relevo plano ou ondulado situado abaixo do nível das regiões vizinhas, elaborado em rochas de origens variadas.

Dióxido de carbono - Gás produzido naturalmente pela respiração, decomposição de plantas e animais e queimadas naturais em florestas. As emissões de dióxido de carbono produzidas pela ação do homem são decorrentes, principalmente, da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) em usinas termoelétricas e indústrias; veículos em circulação e sistemas domésticos de aquecimento. O principal processo de renovação do dióxido de carbono é a absorção pelos oceanos e pela vegetação, especialmente as florestas. O tempo de sua permanência na atmosfera é de, pelo menos, dez décadas. Ver também efeito estufa.

Distrito Federal - Unidade autônoma onde tem sede o Governo Federal, com seus poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Tem as mesmas competências legislativas reservadas aos estados e municípios e é regido por lei orgânica, sendo vedada sua divisão em municípios.

Domicílio - Local estruturalmente separado e independente que se destina a servir de habitação a uma ou mais pessoas ou que está sendo utilizado como tal. Classifica-se como particular o domicílio construído para servir exclusivamente à habitação e que na data da pesquisa tem a finalidade de servir de moradia a uma ou mais pessoas.

Domínio fito ecológico - Local onde ocorre determinado tipo de vegetação, com um ou mais gêneros endêmicos que o caracterizam.

Nenhum comentário: