Geografia - Termos Geográficos - Letra C

Campanha Gaúcha - Área que se estende do município de São Borja, no sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul, junto à fronteira com a Argentina, até o município de Bagé, ao sul, na fronteira com o Uruguai. Abrange, ainda, a área de contato com o planalto, incluindo municípios como Rio Pardo, Cruz Alta e Santo Ângelo, ao longo do curso do rio Jacuí. É uma região suavemente ondulada, onde as partes mais baixas são ocupadas pelos banhados, cursos d’água ou açudes. É recoberta de vegetação de campo e apresenta povoamento ralo e disperso em função da atividade pecuarista, salientando-se um tipo humano - o peão. A trilogia de Érico Veríssimo, “O Tempo e o Vento”, reconstitui o processo de fixação das fronteiras brasileiras ao sul do território e de povoamento desta região, através da estória da família Terra Cambará - trabalhadores e desbravadores - e dos Amarais - latifundiários e chefes políticos locais.

Capital - Localidade que abriga a sede do governo.

Centro de gravidade da população - Ponto ao redor do qual a população encontra-se equilibradamente distribuída. Centro de massa da população.

Centro regional - Cidade de médias dimensões que centraliza atividades econômicas de pequeno e médio portes e fluxos de consumidores de bens e serviços da região que a circunda. Ver também sistemas urbanos.

Cidade - Localidade onde está sediada a Prefeitura Municipal.

Clima - Conjunto de estados de tempo meteorológico que caracterizam uma região durante um grande período de tempo.

Chapada - Relevo de superfície horizontal situado em altitudes relativamente elevadas, constituído por rochas sedimentares.

Coleta de lixo - Retirada de material sólido resultante das atividades domiciliares, comerciais, públicas, industriais, de unidades de saúde etc., acondicionado em sacos plásticos e/ ou recipientes, ou colocados nas calçadas ou logradouros e destinados a vazadouro, aterro etc.

Coleta seletiva - Separação e acondicionamento de materiais recicláveis, em sacos ou recipientes, nos locais onde o lixo é produzido, objetivando, inicialmente, separar os resíduos orgânicos (restos de alimentos, cascas de frutas, legumes etc.) dos resíduos inorgânicos (papéis, vidros, plásticos, metais etc.). Essa prática facilita a reciclagem porque os materiais, estando mais limpos, têm maior potencial de reaproveitamento e comercialização.

Concentração da terra - Processo ou efeito da acumulação das terras de um país nas mãos de um número pequeno de proprietários.

Consumo de calorias per capita por dia - Quantidade equivalente de calorias dos produtos alimentícios disponíveis para o consumo humano em um país, dividida pelo total da população, por dia. Considera-se, para cada item alimentício, a quantidade produzida, as importações, os ajustes nos estoques e as exportações.

Cor ou raça - Característica declarada pelas pessoas com base nas seguintes opções: branca, preta, amarela (pessoa de origem japonesa, chinesa, coreana etc.), parda (mulata, cabocla, cafuza, mameluca ou mestiça de preto com pessoa de outra cor ou raça) ou indígena (pessoa indígena ou índia).

Crescimento vegetativo - Diferença entre o número de pessoas que nascem (natalidade) e o número de pessoas que morrem (mortalidade).

Criança abaixo do peso - Criança com menos de 5 anos de idade que apresenta peso corporal abaixo do limite de normalidade aceitável para a idade, de acordo com o padrão de referência internacional adotado pelo Centro Nacional para Estatísticas da Saúde (National Center for Health Statistics), dos Estados Unidos.

Crosta terrestre - Camada externa da Terra situada acima do manto. Há dois tipos: crosta continental e crosta oceânica.

Nenhum comentário: