Geografia - Termos Geográficos - Letra S

Sedimentação - Deposição de material sob a forma sólida na superfície terrestre. O material pode ser de origem inorgânica, proveniente da destruição de rochas preexistentes, ou de origem orgânica, por meio de processos biológicos.

Serra - Relevo elevado e acidentado, elaborado em terreno de rochas diversas, formando cristas e cumeadas ou constituindo escarpas nas bordas de planaltos.

Sertão de Goiás - Área que se estende pelos territórios dos atuais Estados de Goiás e Tocantins, compreendendo a região de cerrado e as bacias dos rios Paraná, Maranhão e Tocantins. Sua ocupação, assim como em boa parte do sertão brasileiro, foi marcada pela ação de grupos políticos locais, formados por grandes proprietários de terras que estabeleciam as regras de conduta para todos os setores sociais, inclusive a polícia, a igreja e o poder legislativo. Os conflitos que marcaram a vida das populações submetidas a tais estruturas de poder são o enredo da obra de Bernardo Élis, particularmente no romance “O Tronco” e nas crônicas de “Ermos e Gerais”.

Sertão do Cariri - Área formada por porções dos territórios dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Coincide, em parte, com a área de ocorrência da caatinga, apresentando paisagem árida, de solo pedregoso, vegetação arbustiva e de cactáceas. Alguns elementos povoam as páginas da literatura regionalista e compõem o imaginário associado ao sertão do Cariri - a figura do jagunço, os animais da região, a luta contra a rigidez do clima, donzelas de beleza inigualável e cavaleiros corajosos. José de Alencar, Graciliano Ramos, Rachel de Queirós e Ariano Suassuna são os expoentes da literatura regionalista ambientada no Sertão do Cariri.

Sertão dos Confins - Área correspondente ao Triângulo Mineiro e entorno de Paracatu, abrangendo, ainda, parte do sudeste do Estado de Goiás. Predomina o relevo de baixa altitude e vegetação típica de cerrado. A atividade que caracteriza de forma marcante a região é a criação de gado zebu, pela qual se tornou conhecida em todo território nacional. É descrita pelo escritor Mário Palmeio nos romances “Vila dos Confins” e “Chapadão do Bugre”.

Sistemas urbanos - Extensos conjuntos de cidades interdependentes economicamente e hierarquizadas através da troca de bens, do fornecimento de serviços e dos movimentos de capitais e de informações especializadas.

Solo - Material mineral e/ou orgânico na superfície da terra que serve como um meio natural para o crescimento e desenvolvimento das plantas terrestres. Suas características são decorrentes da ação combinada dos fatores genéticos: rocha matriz (material de origem), relevo, clima, seres vivos e tempo, acrescidos dos efeitos de uso pelo homem.

Sub-bacias conjugadas - Ver bacias conjugadas

Sub-bacia hidrográfica - Bacia hidrográfica constituída de cursos d’água (afluentes e subafluentes) de menor importância que o rio principal.

Nenhum comentário: