Geografia - Termos Geográficos - Letra B

Bacia hidrográfica - Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes.

Bacias conjugadas - Reunião de bacias hidrográficas de menor importância em torno de um rio principal, formada, por um artifício, com o objetivo de simplificação.

Biodiversidade - Variabilidade de organismos vivos de todos os tipos, abrangendo a diversidade de espécies e a diversidade entre indivíduos de uma mesma espécie. Compreende também a diversidade de ecossistemas terrestres e aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte.

Biota - Conjunto da fauna e flora de uma determinada região.

Blocos Econômicos - Associações de países, em geral de uma mesma região geográfica, que estabelecem relações comerciais privilegiadas entre si e atuam de forma conjunta no mercado internacional. Classificam-se em: zona de livre comércio (redução ou eliminação das taxas alfandegárias que incidem sobre a troca de mercadorias dentro do bloco); união aduaneira (abertura de mercados e regulamentação do comércio dos países-membros com nações externas ao bloco); mercado comum (garantia de livre circulação de pessoas, serviços e capitais), e união econômica e monetária (integração econômica, liberdade alfandegária, garantia de livre circulação de pessoas, serviços e capitais e moeda única).

Nenhum comentário: