Geografia - Termos Geográficos -Letra A

Abastecimento de água - Abastecimento através de rede geral, com ou sem canalização interna, para o domicílio particular permanente ou para o terreno ou a propriedade em que se localiza.

Acesso a água potável - Acesso a uma quantidade adequada de água própria para beber, localizada a uma distância conveniente da residência do usuário. Considera-se acesso como o uso real pela população.

Acesso a rede sanitária - Acesso a aparelho sanitário para dejeções, localizado na residência do usuário ou a uma distância conveniente da mesma. Considera-se acesso como o uso real pela população.

Aglomeração urbana - Conjunto de municípios limítrofes, instituído por legislação estadual, com o objetivo de integrar a organização e o planejamento de interesse comum. As aglomerações de Pelotas e de Caxias do Sul, ambas no Estado do Rio Grande do Sul, estão definidas por legislação complementar.

Agricultura de subsistência - Prática agrícola rudimentar pela qual o agricultor só produz o suficiente para alimentar a si e a seus dependentes, sem excedentes que gerem renda.

Agroindústria - Atividade econômica que articula a agropecuária com a indústria, envolvendo tanto a produção propriamente dita quanto a coleta, o armazenamento, o beneficiamento e a distribuição dos produtos, bem como os equipamentos e técnicas necessários para o desenvolvimento da agropecuária.

Agrotóxicos - Produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas, nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas, bem como de ambientes urbanos, hídricos e industriais. Tem como finalidade alterar a composição da flora ou da fauna para preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Incluem-se, também, nesta categoria, substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento.

Amazônia Legal - Região do território brasileiro compreendida pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Rondônia e oeste do Maranhão.

Área antropizada - Área onde há ocupação do homem, exercendo atividades sociais, econômicas e culturais sobre o ambiente.

Área de ocorrência - Local ou região onde uma espécie animal ou vegetal e até mesmo mineral normalmente, pode ser encontrada.

Área de influência das cidades - Área à qual a cidade presta serviços e distribui bens e da qual depende para o desenvolvimento de suas atividades econômicas. Como nem todas as cidades possuem os mesmos ramos de atividades e/ ou distribuem os mesmos tipos de bens e serviços, elas atraem um número variável de consumidores, o que determina a hierarquia entre elas. Ver também sistemas urbanos.

Área de proteção ambiental - Unidade de conservação que tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica; disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos. Em geral, possui área extensa e com um certo grau de ocupação humana. Ver também unidade de conservação.

Área de relevante interesse ecológico - Unidade de conservação cuja área, em geral, é de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional, e que tem como objetivos manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza. É constituída por terras públicas ou privadas. Ver também unidade de conservação.

Áreas nacionalmente protegidas - Áreas de terra e/ou mar especialmente dedicadas à proteção e manutenção da diversidade biológica e de seus recursos naturais e culturais associados, não incluindo locais protegidos localmente ou no interior, ou áreas particulares. Essas áreas são manejadas por meio de instrumentos legais ou outros meios efetivos.

Assentamento rural - Distribuição de terra em pequenos módulos, dimensionados de modo a proporcionar a produção de alimentos suficientes para a fixação e manutenção de uma família de produtores rurais sem-terra.

Arquipélago - Grupo de ilhas próximas entre si e que apresentam a mesma origem e estrutura geológica, podendo ser continentais, coralíneas ou vulcânicas.

Aterro sanitário Técnica de disposição de lixo, fundamentada em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, que permite a confinação segura em termos de controle da poluição ambiental e proteção à saúde pública.

Atividade sísmica - Movimento natural da crosta terrestre que se propaga por meio de vibrações.

Nenhum comentário: